© 2023 por Jade & André. Criado orgulhosamente com Wix.com

COMO UM SÓTÃO SE TRANSFORMOU EM UM ESPAÇO DE VIDA





Hoje vou falar sobre o processo de transformação de um sótão onde havia muitos livros em uma estante, além de outros itens que foram sendo colocados lá "para ver o que fazer com eles no futuro". Por que coloquei a última frase entre aspas? Porque deixar para depois, ver o que fazer no futuro, etc., não funciona; significa nunca!

Aí o ambiente estava assim:




Bem, esse sótão também é o espaço onde as pessoas se exercitam. Tem uma esteira, que estava mal posicionada, e outros equipamentos que estavam espalhados pelo ambiente. Hoje, o espaço tem três propósitos: exercitar-se, ler e ouvir música.

Para que você entenda melhor o trabalho de uma Personal Organizer e saber que não nos dedicamos somente a dobrar e pendurar roupas ou enfileirar sapatos, aqui estão os passos do processo todo de uma reorganização:

1 - Retirada de TUDO o que havia nas prateleiras da estante.

2 - Limpeza da estante, que apresentava focos de mofo devido a umidade do ar alta neste ano. Para secar mais rapidamente e completamente, ligamos um desumidificador no ambiente. Enquanto isso,

3 - Triagem dos livros. Esta foi a primeira tarefa que tomou mais tempo porque precisamos olhar livro a livro e decidir a categoria na qual se encaixavam: MANTER NA ESTANTE, DOAR, GUARDAR. Como a cliente queria manter na estante somente aqueles para (re)leitura, a maioria foi para doação.

4 - Entregar os livros para DOAÇÃO.

5 - Organizar aqueles que voltaram para a estante, divididos em categorias: livros Antigos de Colecionador, livros Novos de Colecionador, Coleção, Ficção, Referência, Dicionários, Filosofia.

6 - Guardar o restante em caixas plásticas fechadas, com pacotinhos de sílica para evitar mofo.


Como se isso não bastasse, acrescentamos ao projeto a nossa segunda tarefa mais trabalhosa: 2/3 da estante ficou com espaço livre, então decidimos levar para lá todos os CDs e DVDs que estavam em outro ambiente para que o sótão ficasse mais funcional, agregando leitura, música e atividade física. Aí a o projeto teve que ser modificado para incluir mais etapas do que prevíamos pois os CDs e DVDs não estavam organizados, mas sim empilhados em um armário. Vamos aos próximos passos, então:

7 - Triagem dos CDs e DVDs, separá-los em categorias e dentro de cada categoria, em ordem alfabética, ao mesmo tempo em que listamos no computador para que os clientes saibam exatamente o que têm e onde está o que procuram. (Ufa! Trabalho para doidos, mas sou doida o suficiente para amar uma tarefa dessas, que levou uma semana inteira para ser finalizada. Foi o passo mais demorado de todo o projeto)

8 - Organizar na estante para que todos os itens sejam facilmente visualizados. Afinal, o que é visualizado é usado!

9 - Lidar com os outros itens como: aparelho de som, material instrutivo para atividade física, equipamentos para atividade física (luvas, pesos, caneleiras). Esses itens passaram a ocupar as prateleiras inferiores.

8 - Mudar a posição da esteira para que ficasse de frente e assim quem está usando a esteira pode usar o controle remoto para manusear o aparelho de som.

9 - Reposicionar outros itens, como a cadeira de balanço que foi colocada ao lado da parte dos livros, junto à porta de vidro por onde entra luz do dia suficiente para uma leitura confortável.

10 - Encerramos com uma explicação de como manter o ambiente sempre organizado, o que também mantém a funcionalidade. Tudo precisa estar correlacionado para que a pessoa que vive ali possa se movimentar naturalmente e logicamente, sem necessidade de buscar uma coisa aqui e outra acolá. Agora sim!





Um espaço organizado é bonito aos olhos, não é? Mas isso é só uma consequência de uma Organização, cujo propósito real é facilitar a vida de quem usa um ambiente, diminuindo o estresse causado pela procura, pela indefinição de um lugar para cada coisa. Na organização, cada item tem seu lugar certo; sai dali e volta para ali. Simples assim.


Esta é a minha profissão e sou feliz organizando todo tipo de espaço. Então, se você tem um ambiente que parece cheio demais, bagunçado demais e quer que ele volte a servir como um espaço de VIDA, me chama e vamos desenhar um projeto de reorganização que vai deixar você feliz de voltar a usar um espaço que é seu e neste momento está refém dos objetos.

Para quem agendar uma visita técnica gratuita até o dia 10 de setembro, há um desconto de 20% na execução do projeto.

Atenção!

É só entrar em contato pelo Whatsapp 51-99246.8788 e agendar uma visita.


5 visualizações