© 2023 por Jade & André. Criado orgulhosamente com Wix.com

CONSTRUINDO BONS HÁBITOS DESDE PEQUENOS



Este momento em que iniciamos o ano letivo é o momento perfeito para incluirmos as crianças no sistema de organização da casa.

-Se seus filhos estão na fase de ajudar e brincar ao mesmo tempo, aproveite para determinar um lugar para todas as coisas e comece a separá-las em grupos. Por exemplo: os animais não ficam junto com os carrinhos, as roupas não devem morar no chão ou em cima da camas, etc. Veja se eles conseguem entender o padrão e se colocam cada coisa no seu lugar.

-Sei que às vezes a bagunça das crianças é super irritante, mas não organize com raiva. Quando organizar, tente mostrar emoções positivas para que eles vejam como é bom ter suas coisas em ordem.

-Transforme a tarefa em diversão. Crie um "jogo de basquete" onde os itens devem ser descartados. Coloque uma música animada e faça qualquer coisa para que organizar seja uma atividade prazerosa.

- É importante mostrar para eles como os materiais escolares organizados serão úteis no sentido de economizar tempo na hora de montar a mochila para o dia seguinte. Sim, faz parte de ser organizado a mochila estar pronta para o dia seguinte, assim como a decisão e preparo do lanche.

- Ensine a eles como separar as roupas que precisam das que não precisam ser lavadas e mantenha uma caixa ou cesto para as sujas e ganchos ou cabideiro para pendurarem as que voltarão para o roupeiro.


Como tudo na vida, nunca é cedo demais para iniciar um bom hábito. Cada idade tem uma forma diferente de se engajar em atividades. Veja esta tabela que encontrei no site da UNIMED.



Tente usar isso a seu favor e deles também, pois pessoas organizadas são menos estressadas e mais bem preparadas mentalmente para criarem sistemas que facilitem suas vidas no trabalho e na vida pessoal.

Bora lá (des)envolver as crianças?

9 visualizações