© 2023 por Jade & André. Criado orgulhosamente com Wix.com

DICAS DE SOLUÇÕES PRÁTICAS



Práticas e fáceis de executar. Como eu já falei em outro post, dificilmente alguém com uma casa já montada vai trocar tudo para executar um "planejamento perfeito" de organização. A mior parte dos meus trabalhos são de reorganização com o mínimo possível de investimento em organizadores para meus clientes.

Hoje selecionei algumas dicas que podem ajudar muito a otimizar seus espaços e mantê-los organizados. Mãos à obra então.

Dê outra função para bandejas e tigelas

Reutilizar bandejas e tigelas como organizadores pode ajudar com aquelas coisas pequenas soltas dentro de uma gaveta, por exemplo. Coloque um material antiderrapante sob as tigelas para que elas não se mexam ao abrir e fechar a gaveta.




Tente otimizar o espaço nas prateleiras

Mini prateleiras em aramado, plástico ou madeira podem dobrar o espaço das prateleiras. Como diz meu marido, são prateleiras das prateleiras.



Invista em organizadores de gavetas

Embora seja mais comum pensar que o que está fora de vista não causa impacto, uma gaveta bagunçada não ajuda em nada. Use divisores e setorize os múltiplos itens lá dentro.



Pouco espaço? Pratique a "dobra-arquivo"

Dobrar toalhas, camisetas e outras peças em tecido para que sejam armazenadas em pé (ver método KonMari), permite que você veja tudo o que tem dentro de uma gaveta, cesto ou caixa rapidamente. Melhor ainda se você arranjar por cores.



Oganize documentos em pastas de cores diferentes

Pastas coloridas facilitam encontrar documentos de tipos diferentes. Claro que você ainda vai colocar etiquetas com o tipo de documento arquivado, mas vai acabar decorando o que tem dentro das pastas pelas cores e encontrar o que precisa muito mais rapidamente.



Ensine a regra "Um entra, Um sai"

Principalmente as crianças precisam entender que o espaço que têm não é infinito e que somente acrescentar itens vai gerar bagunça e caos. Quando eles ganham um brinquedo ou uma roupa nova, ajude-os a escolher um dos mais antigos para doar. Assim você ensina organização e caridade.



Porta revistas são ótimos organizadores

Aqueles porta revistas que as mantém em pé podem organizar também ferramentas na garagem, latinhas ou garrafinhas dentro da despensa ou geladeira, ...



Use Potes, vidros e caixas transparentes

Se sua cozinha é pequena, o balcão será um problema porque praticamente tudo vai ali. Então escolha organizadores bonitos e transparentes para colocar alimentos. Ficam decorativos e você sabe imediatamente o que tem e quanto tem.



Use organizadores de cabos

Cabos e fios são um problema porque se misturam e enredam. Organizadores de cabos os mantém sob controle. Aproveite para colocar uma etiqueta identificando os aparelhos nos seus respectivos fios e cabos. O mais comum é este em espiral, encontrado em supermercados, papelarias e ferragens. Existem muitos outros tipos. Confere lá http://twixar.me/C7k3



Use o teto na garagem

Já falei sobre isso em um post só sobre organizaão da garagem, mas é sempre bom lembrar que aproveitar o espaço do teto para itens que não são usados com frequência, libera espaço para circulação de pessoas e carros, além de deixar o ambiente muito mais organizado. (teto de garagem)



Adote o "local para objetos aleatórios" (drop zone)

Até parece que estou me contradizendo, né? Mas sabe aquelas coisas que marido, filhos ou até nós mesmas largamos por aí quando estamos com pressa e não temos tempo de recolocar nos lugares corretos? Acontece com todo mundo. Então,ter um cantinho na entrada ou na sala para que todos larguem esse tipo de coisas para guardar mais tarde é uma ótima ideia e, sim, mantém os ambientes organizados.



Use as laterais dos armários

Pendure cestos, aramados, ou até mesmo pequenas prateleiras nas laterais dos armários e ganhe mais espaço de armazenamento na casa toda. (clique na imagem para ver mais ideias)



Guarde congelados na vertical

Comida congelada em sacos do tipo Zip, rotulados é melhor organizada na vertical dentro de caixas plásticasou aramadas no freezer..



Use barra magnética para pequenos brinquedos de metal

Aquelas barras magnéticas para ter as facas à mão na cozinha podem ser usadas para exibir os hot wheels da gurizada na parede, por exemplo. Pense em outros pequenos itens de metal para aproveitar esta dica..



Guarde brinquedos de banho em um saco-rede

Os brinquedos de banho estão quase sempre molhados e acabam ficando espalhados no banheiro. Um saco do tipo rede organiza ao mesmo tempo em que deixa os brinquedos secarem.



Troque o porta-talheres por organizadores individuais

Os porta-talheres tradicionais acabam ocupando um espaço que é mal utilizado nas gavetas da cozinha. Usando organizadores individuais podemos criar a solução ideal para nós sem perdermos um centímetro do espaço.



Gostou das dicas? Depois me conta se usou alguma delas e como. Pode enviar fotos para info@claraorganiza.com


E não esqueça de que estou disponível para ajudar a planejar uma melhor organização ou uma releitura para seus espaços renderem mais e continuarem sempre bonitos e aconchegantes.

.

13 visualizações