© 2023 por Jade & André. Criado orgulhosamente com Wix.com

FOCO EM NO-STRESS: ORGANIZE-SE



E aqui organize-se significa não só o seu roupeiro, os espaços da sua casa, mas também a sua agenda, o seu computador. Quem sistematiza, otimiza o seu tempo e não vive correndo atrás do que ficou por fazer.

- Ah! Mas nem sempre se consegue seguir a ordem da agenda porque eventos surpresa acontecem.

- Sim, e por isso existe algo que se chama prioridade e outra coisa que se chama flexibilidade, ou alternativa.

Você já ouviu falar ou conhece a vida das mulheres do hemisfério norte, que não têm empregadas mensalistas e, muitas, nem mesmo diaristas? Quando muito necessário elas contratam uma faxineira e/ou uma personal organizer em alguns momentos como em caso de mudança, de modificações na ocupação da casa ou, o momento mais comum: em mudança de estação do ano, principalmente na entrada da primavera.

Como aquelas pessoas conseguem viver sem alguém para cuidar da limpeza e organização das suas casas mesmo com família de pelo menos 4 pessoas? Bem, este é um assunto para o próximo post.

Hoje quero falar sobre algo mais geral, sobre a IDEIA DA ORGANIZAÇÃO.

ORGANIZAR-SE: montar esquemas para que tudo funcione bem semanalmente, em primeiro lugar, porque está cientificamente comprovado que desorganização provoca estresse, alta ansiedade e até depressão e quanto mais deixamos a desorganização tomar conta, mais problemas e por aí vai o círculo vicioso.


“Desorganização pode desempenhar um papel importante em como nos sentimos com relação a nossa casa, nosso local de trabalho e nós mesmos. Casas e locais de trabalho bagunçados nos deixa ansiosos, nos sentindo desamparados e sobrecarregados. Ainda assim, raramente as pessoas veem desorganização como fonte de estresse nas nossas vidas” .

(Sherrie Bourg Carter, psicóloga, em um artigo para a Psychology Today)*


São 8 os motivos pelos quais Carter acredita nisso:


· Desorganização nos sobrecarrega porque causa estímulo excessivo e nossos sentidos passam a agir de forma acelerada.

· Ela nos distrai de outras coisas nas quais preferiríamos focar.

· Ela dificulta relaxar mentalmente e fisicamente.

· Ela assinala para nossa mente, que nossas tarefas nunca são finalizadas.

· Ela também causa ansiedade porque temos que pensar em como vamos lidar com tudo aquilo.

· Ela pode impedir produtividade e criatividade.

· Ela faz com que tenhamos dificuldade em encontrar o que precisamos e toma um espaço de tempo maior do que deveria em nossa lista de coisas a fazer.

Fonte: *https://parentingisnteasy.co/messy-home-anxiety/


Nas próximas semanas vou esmiuçar um pouco mais as formas como podemos nos organizar para que no final do dia seja possível relaxar melhor e nos sentirmos leves e felizes em nossa casa, em nosso trabalho e, principalmente, dentro de nós.

Venha, acompanhe e... ORGANIZE-SE!

5 visualizações