© 2023 por Jade & André. Criado orgulhosamente com Wix.com

Nem só de banheiro consiste sua rotina da manhã. Estratégias diárias.




Se fôssemos mosquinhas observando as pessoas tendo que sair de casa de manhã para trabalhar, levar as crianças na escola, ir para a academia ou outra atividade qualquer, na maioria dos casos veríamos uma correria.

Tem os que se estressam porque precisam procurar os sapatos, a bolsa, a carteira, a pasta com os papéis importantes e tem os que acordam, passam por etapas bem definidas e saem de casa tranquilos.

Uma rotina bem planejada pode ajudar você a iniciar o dia positivamente, pode dar a oportunidade de se comunicar melhor com a família ou ganhar alguns minutos extras e aqui estão algumas estratégias para colocar em ação:

Primeiro, descubra o que lhe causa mais atrasos. Onde a sua rotina tende a sair dos trilhos? Alguns exemplos de "atrasadores" são:

-Desligar o alarme várias vezes ou não dar bola para o alarme e continuar dormindo. -Aprontar as crianças para sair parece que toma um século da sua manhã. -Dar goles no café enquanto lê e navega online. -Não conseguir encontrar o que vestir. -Não conseguir encontrar coisas importantes como chaves, telefone, bolsa, quando já está saindo. -Esquecer coisas que você precisa levar ao sair (comida, papéis assinados, coisas para a academia,..)


As Estratégias

1. Vista-se antes do café. Em vez de tomar o café da manhã de pijama, tente se vestir antes. Tendo filhos ou não, se você deixar para se arrumar por último pouco antes de sair, as manhãs sempre serão curtas. Se você leva muito tempo para escolher uma roupa, escolha na noite anterior, incluindo acessórios, sapatos, etc. Aí é só vestir antes de tudo o mais e você estará pronta para sair.

2. Dê uma olhada na agenda enquanto toma café. Acostume-se a revisar tudo o que tem que fazer ao longo do dia enquanto toma seu café. Isso ajuda a lembrar de pegar aquelas coisas que acabam sendo esquecidas e tomam tempo demais sendo procuradas pouco antes de sair. Use uma única agenda para você e para a casa para ter tudo sincronizado. A qualquer momento, se você lembrar de algo que precisa levar ao sair, pegue o item imediatamente para não esquecer.

3. Use um relógio de parede grande para não se perder no horário. Por mais que você olhe o celular constantemente, nada é mais eficiente do que ter um relógio grande, com números grandes para facilitar a vida e para diminuir o tempo que você gasta cada vez que aciona o telefone. Sabemos que dificilmente só olhamos a hora. Uma notificação na tela já é o suficiente para perdermos tempo com o celular. Talvez você esteja subestimando o tempo de que precisa para sua rotina matutina e o relógio na parede pode ser bem útil para você ver quanto tempo gasta em cada atividade. Assim pode ser que você se dê conta de que precisa acordar um pouco mais cedo, ou tem que mudar algumas atividades para outra hora (como preparar o lanche na noite anterior).

4. Ofereça recompensa. Se seu filho não gosta de acordar cedo para se arrumar para a escola, talvez acorde mais cedo ainda se você prometer brincar ou passear com ele sempre que sobrar tempo antes do horário da escola. Pense em alguma atividade interessante.

E por que não oferecer uma recompensa a si mesma para sair de casa com tempo extra pela manhã. Pode ser uma caminhada em um lugar bonito ou um cafezinho na sua cafeteria preferida, por exemplo.

5. Tenha um lugar fixo para cada coisa que você precisa de manhã. Quanto mais específico, melhor. Um pratinho para as chaves do carro, uma bandeja para seu telefone e carteira, ganchos na parede para mochilas, casacos, bolsas.

Papéis podem ser problemáticos. Ajuda muito ter uma pasta sanfona com etiquetas identificando o tipo de papel (documentos, correspondências, contas, …)

6. Adicione conveniências junto a porta de entrada. Pode ser útil, por exemplo: -Uma caneta para assinar documentos ou anotar algo. -Etiquetas ou etiquetadora para colocar em coisas que precisam ser identificadas. -Um carregador extra para o celular, tablet, notebook. - Algumas barrinhas de cereais ou algum outro substituto para fome se não conseguir almoçar.

7. Tente alguns truques para o momento do alarme. Se você não consegue MESMO sair da cama na hora certa, pode precisar mudar a sua rotina para acordar. Alguns truques para você tentar: -Coloque o relógio ou telefone com o alarme fora do seu alcance, assim tem que sair da cama para desligá-lo. - Se precisa ficar com o telefone à mão durante a noite, tente usar o alarme de um relógio em vez do celular. Os relógios tendem a soarem mais alto e são mais irritantes. -Finja que tem algo super importante para fazer. Você já notou como é mais fácil levantar cedo num dia importante? -Levante mais cedo gradualmente. A cada dia levante-se 10 ou 15 minutos mais cedo até acostumar. -Vá para a cama mais cedo. Se o problema for dormir pouco, dormir mais cedo ajuda.

8. Desfaça as mochilas, sacolas e bolsa assim que chegar em casa. A sua rotina ao chegar em casa é tão importante quanto a da manhã seguinte para que você saia de casa tranquila e sem deixar nada para trás. Ao chegar em casa não jogue as coisas em qualquer lugar. Use alguns minutos para retirar coisas da bolsa, pendurar casacos, colocar os papéis nos seus lugares, assim como as chaves e telefone. Se as crianças têm dificuldades para seguir uma rotina na chegada em casa, suspenda o lanche ou a TV/videogame até depois de terem se organizado. .

Dica para facilitar as coisas para as crianças: Adicione alguns ganchos baixos, que facilitem a elas pendurar suas coisas. Iniciar as crianças desde pequenas em hábitos positivos, fáceis como pendurar a mochila e o casaco, pavimenta o caminho para responsabilidades maiores no futuro e facilita muito a sua vida.


A maior recompensa de uma rotina é que quanto mais você a repete, menos tem que pensar nela. É como o dançarino e sua coreografia. Quando você pratica os mesmos movimentos repetidamente, seu corpo lembra.


Gostou das dicas? Vai colocar alguma em prática para facilitar suas manhãs?

Depois me conta o que funcionou e o que não funcionou.


#organização #rotinadiária #soluções #personalorganizer #funcionalidade #organizaçãoprofissional #nostress #simplifica #dicas #estratégias

6 visualizações