© 2023 por Jade & André. Criado orgulhosamente com Wix.com

OU A PESSOA COZINHA OU MANTÉM O AMBIENTE ORGANIZADO. #sqn



Preparar os melhores pratos e receber elogios é super gratificante. O que atrapalha a sensação de missão cumprida é a bagunça que fica na cozinha. Quem nunca?

Houve um tempo em que era sempre assim aqui em casa e comecei a ficar com preguiça de cozinhar, fazer um doce especial ou qualquer outra coisa que fosse além de ferver água para um chá. Até que descobri algumas dicas que me ajudaram a me sentir bem depois de preparar qualquer refeição e que vou compartilhar com vocês agora.

1.Não esconda. Organize.

Esconder tigelas, panelas e talheres que sujamos enquanto cozinhamos só nos torna mais desorganizados. Se não há tempo para lavar enquanto usamos os utensílios é melhor aprendermos a organizá-los para manter o ambiente visualmente agradável, o que significa menos ansiedade por ver tanta coisa suja. Ou seja, vamos colocando recipientes menores dentro dos maiores, acrescentando água para amolecer os resíduos; os talheres são colocados dentro de um dos recipientes cheio de água e outros itens pequenos deverão ir em outro recipiente com água.

A água é importante para facilitar a lavagem depois. Se você tem somente 1 cuba na pia da cozinha, encontre um canto onde colocar os utensílios que serão lavados mais tarde. Assim sempre que precisar abrir a torneira não haverá acúmulo de coisas dentro da pia.

2. Lixeira embutida para orgânicos

Olhe bem para a bancada da sua cozinha. Será que não tem um espaço mal utilizado em algum ponto e que poderia abrigar uma lixeira embutida?

Eu lembro que na antiga casa do meu pai havia um círculo recortado na pedra da bancada, com uns 30 cm de diâmetro e uma tampa de inox. Jogávamos todo o lixo usado na cozinha por ali e ele caia numa lixeira abaixo. É uma boa ideia, não?

Mas caso você não tenha como embutir uma lixeira, sempre que for preparar alimentos mantenha uma lixeirinha daquelas pequenas sobre a pia e assim que tiver terminado, esvazie na maior. Parece trabalho dobrado? Não é! Fazendo isso a bancada e a pia ficam livres de lixo e a aparência do espaço continua sendo agradável.

3. Devolver potes e ingredientes para seus devidos lugares

Movimentar-se para largar um pacote de farinha em qualquer lugar é perda de energia. Melhor movimentar-se para já colocar cada coisa no seu devido lugar.

Caso isso não seja possível porque a despensa fica afastada do lugar onde você prepara os alimentos, eu sugiro que coloque um cesto grande de vime ou plástico onde pode colocar tudo que vai sendo usado e mais tarde poderá guardá-los rapidamente.

4. Guarde utensílios em potes sobre a bancada

Colheres de pau, espátulas, etc., ficam bem à mão quando precisamos delas e facilitam a organização.


Se você seguir essas dicas, vai se surpreender em ver que pode cozinhar e não sofrer com uma cozinha que mais parece um campo de batalha.

Depois ,me conta!

#cozinhaorganizada #cozinhareorganizar #tudorganizado #organização #voceorganizado #personalorganizer #homeorganizer #claraorganiza #funcionalidade #simplifica #nostress



2 visualizações