© 2023 por Jade & André. Criado orgulhosamente com Wix.com

PERFEIÇÃO X REALIDADE

"Organização não tem a ver com perfeição. Tem a ver com eficiência, com redução de estresse e de acúmulos, economizar tempo e dinheiro e aprimorar sua qualidade de vida" Christina Scalise


Quem não gostaria de transformar sua casa em um modelo Pinterest ou de Casa & Jardim? Na cozinha tudo combinando, nenhum objeto avulso, tudo em conjuntos, cores e design em harmonia; no banheiro, um armário com nichos perfeitos para cada coisa, maquiagem organizada como num estúdio; um closet com divisórias exatamente da largura e altura das suas roupas, acessórios e sapatos, tudo disposto perfeitamente. Um sonho que todos temos ao vermos tantas fotos lindas na internet e em revistas especializadas.

É possível realizar esse sonho, sim, mas dentro da realidade da nossa vida diária, do nosso estilo de vida, de uma casa VIVA. Como?

* Radicalizar? Não! Imagine você se desfazendo de tudo que tem para comprar tudo novo.

São objetos grandes e pequenos que foram sendo introduzidos nas nossas vidas aos poucos e alguns deles com carga afetiva, como aqueles que herdamos de nossa família, por exemplo. Portanto, vamos deixar esta possibilidade de lado no momento e pensar em...

* Dividir a transformação da sua casa em metas pequenas e implementar as soluções de organização desejadas de acordo com sua realidade. Agora parece mais realista, não é?

A-o-s p-o-u-c-o-s. Mas mesmo aí algumas pessoas se deparam com limitações como uma família grande. Dificilmente todos concordariam com certas mudanças e seu projeto pode ser iniciado e não se completar.

Mas não precisamos esquecer esta possibilidade, já que é bem mais realista e possível do que a anterior. Como eu disse, depende de quantas variáveis temos para montar um projeto de organização viável.

Mas que tal...

* Pensar em funcionalidade, em implementar sistemas de organização de forma orientada e economizar seu dinheiro começando por "comprar" itens dentro da sua própria casa? Agora sim estamos mais perto da realidade. Independente do projeto que você tem em mente, a mudança e a organização que você quer pode, e deve, começar com o que você já tem. Antes de sair a comprar organizadores, prateleiras, ou até móveis, etc., você abre todos aqueles armários e caixas onde colocou itens que nunca usa e faz uma triagem. A primeira sessão desapego já começa por aí: o que vamos doar, o que vamos reutilizar, o que vamos manter guardado, e como? Temos muitos objetos que podem ser usados com uma função diferente daquela para a qual foram criados. Eu lembro de uma vez que ganhei uma caixinha de metal cheia de brownies e quando esvaziou eu não quis jogar fora. Era tão bonitinha! Guardei, mas com a convicção de que teria que encontrar outra função para ela. E encontrei! Hoje os filtros da cafeteira são guardados naquela caixa de metal, que ficou bem charmosa na minha cozinha.

Então, voltando ao início da frase lá de cima: Organização não tem a ver com perfeição, não vamos deixar de organizar os nossos espaços ou a nós mesmos só porque não temos como imitar a perfeição que vemos naquelas fotos lindíssimas. Ah! Também é bom observar que uma casa onde as pessoas vivem não é perfeitamente intocada, mas é perfeitamente usufruida e ocupada.

Podemos, sim, aprimorar os nossos espaços e até multiplicá-los sem gastar muito. Aos poucos vou postando exemplos.

Sei que se você entrou no meu site e está lendo este blog é porque gosta ou gostaria de ter seus espaços ou a si mesmo(a) organizado(a). No entanto, nem sempre é fácil entrar na internet, ver todos aqueles vídeos, fotos e textos e colocar a mão na massa sozinho(a). É para isso que estou aqui. Para ajudar você a encontrar soluções, possibilidades e a satisfação de entrar na sua casa, olhar em volta e ficar feliz com o que vê e sente.

Você quer tentar? Quer a minha ajuda para (re)organizar seu ambiente ou até mesmo a sua vida diária? Estou a disposição pelo formulário de contato na página inicial claraorganiza.com .

Funcionalidade antes de mais nada, na realidade de cada um

5 visualizações