© 2023 por Jade & André. Criado orgulhosamente com Wix.com

Redução, Minimalismo, Reorganização Não São a mesma Coisa e Não Servem Para Todo Mundo.



Já falamos sobre organização, sobre meu trabalho como Personal Organizer, mas existem outras palavrinhas que podem lhe confundir por serem afins, mas não a mesma coisa. Tenho lido muito sobre Minimalismo e Redução como meios de reorganizar nossas vidas e vivermos com menos estresse. Acontece que nem um deles é o ideal para todas as pessoas, como uma roupa em tamanho único.

Então, vamos ver qual a diferença entre Reduzir e adotar o Minimalismo?

O QUE É REDUÇÃO?

Quando nos mudamos para um local menor precisamos reduzir a quantidade de nossos pertences para que caiba tudo na nova moradia. Para isso descartamos coisas. Normalmente fazemos uma triagem em pequenos objetos, em papeis e documentos, roupas, etc e os doamos ou colocamos no lixo, além de doar ou vender alguns móveis que não caberão no novo espaço. Isso é reduzir.

Então, redução é diminuir quantidade para caber num certo espaço.

O QUE É MINIMALISMO?

Minimalismo é similar à redução, mas também pode ser drasticamente diferente. Tudo depende do ponto de vista. Se você decidir adotar o minimalismo porque está cansado de ter tantas coisas, vai descartá-las e só aí é similar à redução.

No minimalismo, você descarta coisas que não lhe agradam mais ou que estão interferindo com o seu emocional ou com sua vida financeira, com sua espiritualidade ou outro motivo.

Minimalismo é retirar da sua vida os excessos indesejados.


Ok, você quer fazer mudanças na sua vida, viver de um modo mais simples, mas ainda assim se depara toda hora com essas palavras: Redução ou Minimalismo.

Tem muita gente falando sobre viver minimalisticamente hoje em dia. É um modismo cultural ou uma nova maneira de pensar sobre viver de verdade? O tempo dirá. Mas nesse meio tempo, a pessoa pode ficar doida lendo todas as histórias das pessoas que optaram pelo minimalismo e como elas alcançaram um quase-nirvana.

O importante de manter em mente é que você só deve fazer o que sente que é certo para você na sua vida neste momento. Não siga um checklist de minimalismo feito pelos outros ou orientações gerais de como reduzir suas coisas. Esses checklists funcionaram para aquelas pessoas, para o contexto delas. Pode não funcionar para você.


E sabe do que mais? Talvez o melhor para você seja simplesmente uma boa REORGANIZAÇÃO.

Na reorganização também temos a fase da triagem e descarte dos excessos, mas você não precisa mudar toda a sua vida para isso. A mudança vai ocorrer no espaço onde você vive, com os pertences de que gosta para simplificar a sua vida. E nem sempre há escolhas difíceis que vão contra o estilo de vida que prefere.

Reorganizar é encontrar o lugar certo para o que você tem e deixar sua casa bonita e funcional e a sua vida mais tranquila.

Reorganizar é super importante para a sua saúde, tanto emocional como física. É viver mais leve, mas sem se obrigar a abrir mão do que já tem.

Reduzir, adotar o Minimalismo ou Reorganizar são todos meios de organizar a vida, mas precisam ser adotados de acordo com os objetivos, necessidades e estilo de vida de cada um de nós.

Quer saber mais, conversar sobre o que seria melhor para você e, talvez, construir um projeto? É só agendar uma visita gratuita e esclarecer todas as dúvidas, além de uma injeção de estímulo para começar a simplificar a sua vida. Estou esperando contato pelo formulário do site www.claraorganiza.com ou pelo telefone/whatsapp 51-99246.8788.

8 visualizações