© 2023 por Jade & André. Criado orgulhosamente com Wix.com

VIDA ORGANIZADA APÓS OS 50

Qualidade de Vida inicia no seu espaço de vida, no dia a dia



Antes de mais nada, vamos entender a palavra ORGANIZAÇÃO.

Não é simplesmente tirar de vista as coisas que fazem um aposento ter aparência de bagunçado.

ORGANIZAÇÃO é ter um número possível de objetos a serem realmente utilizados, arranjados de maneira funcional para termos o acesso a eles facilitado.

Para pessoas acima dos 50 anos de idade, organização é um must !

Ao longo da vida, acumulamos coisas por vários motivos diferentes e chega um momento em que precisamos reduzir o número de itens que nossos armários, sobrecarregados, guardam. E esta "coleção de uma vida" acabam por atrolhar nossos espaços, nos tirando o conforto de que precisamos e de que poderíamos usufruir na época em que mais precisamos de menos peso, menos complicações e mais facilidades.

Nós precisamos nos dar ao luxo de uma vida mais leve e para isso, acesso fácil e imediato aos nossos objetos de uso diário é importantíssimo.

Não importa se você sempre foi uma pessoa organizada, um belo dia se depara com o que chamo de "desorganização crônica". Como é que chegamos a isso?

> Algumas pessoas têm limitações físicas para conseguirem organizar tudo o tempo todo sozinhas. Podem se sentir muito cansadas com facilidade, podem não conseguir alcançar lugares mais altos nos armários. Existe o medo de cair de um banco ou escada, a visão baixa, que não os deixa ver onde as coisas estão. Também podem esquecer onde colocaram algo.

> Aqueles que viveram em épocas de recessão cresceram entendendo que guardar o maior número possível de coisas pode ser essencial para a sobrevivência e podem manter este hábito mesmo em tempos de vida financeira positiva.

> Após os 50 anos de idade, as pessoas temem ficar sem dinheiro. Já se aposentaram ou estão para se aposentar e sabem que não haverá mais entrada periódica de renda mensal e isso os leva a guardar tudo o que já têm para o caso de precisarem em algum momento futuro.

> Eles podem não saber onde ou como doar as coisas que não querem mais.

> Podem ficar envergonhados de pedir ajuda e se viram como podem.

Então, pensar em chamar uma pessoa especializada em organização e que entende as pessoas porque também faz parte da mesma faixa de idade, pode ser muito positivo para uma melhoria em sua vida diária.

Enquanto envelhecemos, nossas mentes e corpos mudam inevitavelmente e organizar-se pode ser a grande ajuda.


Dicas básicas para 50+

1. Faça uma coisa de cada vez para evitar sobrecarga e peça ajuda se precisar.

2. Organizar o seu espaço pode ajudar sua casa a ficar mais segura, fácil para se movimentar e administrável.

3. Identifique tudo o que puder com rótulos e etiquetas para encontrar qualquer item o mais rapidamente possível.

4. Mantenha as suas coisas sempre na altura da sua cintura e não guarde nada em lugares que fiquem mais abaixo do que a sua perna, entre o joelho e o quadril.

5. Retire coisas de degraus e passagens de entrada e saída.

6. Adicione lâmpadas em áreas escuras como escadarias e entradas/saídas.

7. Pendure cestos nas paredes perto das escadas, assim você terá um lugar para colocar as coisas que precisa carregar para cima ou para baixo.

8. Ganchos. Coloque ganchos pequenos ou grandes em lugares em que passa para pendurar objetos que pode precisar mais seguido, como guarda-chuvas, chapeus, casacos, bolsas, ...

9. Organizar tudo certamente levará mais do que uma tarde ou um dia, especialmente quando os itens vem sendo acumulados há 20 anos ou mais. Mas com ajuda de uma Personal Organizer, além de reorganizar seu espaço, também receberá um plano de como viver em um espaço seguro e funcional.

10 visualizações